Assim como os humanos, os cães também podem ter problemas por causa do seu peso acima do ideal. A prática de exercícios para cachorro pode ajudar muito e beneficiar a saúde do seu amiguinho.

Para seu pet perder peso, é necessário tomar alguns cuidados com ele. Afinal, a obesidade canina pode prejudicar a respiração, mobilidade e acaba encurtando seu tempo de vida.

O sobrepeso também afeta a saúde mental do seu dog. Ele não terá disposição para brincar e fazer atividades, ficará desanimado e sem vontade de fazer nada.

Com a finalidade de te ajudar, preparamos uma lista com 6 exercícios que auxiliarão seu pet a perder peso. Continue a leitura e descubra!

1 – Brincadeiras dentro de casa

As brincadeiras com seu cão devem ser algo contínuo. Muitas pessoas acham que o cão só brinca durante sua infância, porém deve-se brincar com ele durante sua vida toda.

Elas fazem com que o pet se movimente e, por consequência, perca peso. Brinque com bolinhas, cordas ou até mesmo faça circuitos dentro de casa. Coloque cabos de vassoura para que ele pule, petiscos escondidos para ele achar, use e abuse da sua criatividade.

2 – Caminhada diária

A caminhada é o melhor exercício, pois o cão irá se movimentar bastante e gastar calorias. Lembre-se de realizar o passeio da maneira correta, para que tudo ocorra bem.

Caso você não tenha tempo livre para caminhar com seu cachorro, contrate um Dog Walker. Ele é um profissional que irá passear com seu pet e trazer os benefícios que ele precisa.

3 – Corrida leve

Esse exercício é para você que gosta de correr. Muitas pessoas possuem o hábito de correr em parques. Por que então, não levar uma companhia?

Aproveite esse momento e leve seu cachorro para correr com você. Além de estar cuidando da sua saúde física, estará cuidando do seu amiguinho de 4 patas também.

Lembre-se de respeitar o limite do seu pet, não force-o a fazer nada que ele não consiga. Com certeza, além de melhorar a saúde de vocês, também melhorará o relacionamento.

Para te auxiliar tanto no passeio, tanto na corrida, utilize os produtos Petzera e garanta o bem-estar do seu pet!

4 – Espaço para cães

Se você for uma pessoa que não gosta muito de praticar exercícios físicos, uma boa opção para ajudar no emagrecimento do seu cão, é levá-lo para um espaço destinado aos cães.

Esses espaços, geralmente ficam em parques e praças, cercados por uma grade onde os pets podem brincar livres e soltos. Com isso, seu pet brincará com outros e gastará calorias.

Lembre-se de ficar de olho no seu amiguinho, para que ele não fuja e não arrume problemas com outros cães por causa de brincadeiras.

5 – Agility

O Agility é um esporte praticado por cães, onde eles precisam completar um circuito de obstáculos no menor tempo possível. Esse esporte ajuda bastante na movimentação do seu pet, e é um ótimo exercício para ele.

Assim, o animal desenvolve suas habilidades motoras e também melhora o convívio com outros cachorros e tutores.

Para a prática desse esporte, existem centros caninos específicos para isso. Dessa forma, procure o mais próximo da sua casa e matricule seu pet.

6 – Natação

A natação é um esporte que traz muitos benefícios e disciplina não só para os humanos, mas também para os cachorros. Existem locais que oferecem aulas de natação para cães.

Esse esporte oferece diversos benefícios, dentre eles:

  • Alto gasto de energia;
  • Previne lesões;
  • Reduz o peso;
  • Ajuda no tratamento de casos de doenças articulares;
  • Fortalece os músculos;
  • Melhora a circulação sanguínea, entre outras.
Cachorro nadando

Alimentação

Além dos exercícios para cachorro, um ponto muito importante que não podemos deixar de ressaltar é a boa alimentação. Uma alimentação saudável junto com as atividades físicas, é a combinação ideal para seu pet ter uma vida longa e com boa saúde.

Isto é, procure por alimentos próprios para cachorro e em quantidades controladas.

Conclusão

Assim, podemos ver que há diversos exercícios para cachorro. Procure a que mais se adeque a você e seu cão, e inicie a atividade o quanto antes.

A saúde do seu cão vale muito, cuide dela com bastante atenção e amor.

Gostou dessa matéria? Então continue em nosso blog e confira alimentos que são prejudiciais para a saúde do seu pet!