Quem nunca deu para seu pet, algum alimento que não seja ração? Essa atitude é bem comum entre nós, porém, pode ser muito prejudicial para os cães e gatos.

Não há como resistir ao olhar do nosso pet no pé da mesa, só esperando um pedacinho da sua comida. E nem todos os alimentos são prejudiciais, mas há aqueles que chegam até a causar uma morte.

Para você, que possui um animal pidão, se atente aos alimentos que oferece a ele.

Pensando nisso, preparamos uma lista com 8 alimentos que são prejudiciais para a saúde do seu cão ou gato. Confira!

1. Leite e derivados

Muitas pessoas associam seu pet com filhos. Na primeira fase de vida de uma criança, o leite é o alimento mais importante. Entretanto, para cães e gatos não é bem assim.

O leite de vaca é composto por gordura, proteína, açúcar e vitaminas. Os pets não possuem uma alta produção de lactase e, é ela que ajuda a digerir corretamente o leite.

Assim, quando a lactose do leite e derivados é ingerida, pode causar diarreia, náusea e dores no abdômen do seu bichinho.

O único leite não prejudicial para o pet, é o materno. Ele possui a quantidade exata de nutrientes que ele precisa durante seu primeiro período de vida.

2. Chocolate

O chocolate é usado por muitos como forma de recompensa. Porém, não é muito boa na prática.

Ele é composto por treobomina e cafeína. A treobomina é um estimulante cardíaco, e pode causar graves arritmias cardíacas e, se consumidas em quantidades significativas, pode levar à morte.

Então, por mais que amamos o chocolate, evite dar para cães e gatos.

3. Alho e Cebola

A família Allium é composta por diversos vegetais, entre eles, o alho e a cebola. Esses vegetais são bastante prejudiciais ao seu amiguinho, principalmente se estiverem crus.

Se atente na hora que estiver cozinhando e cortando esses alimentos. Às vezes, algum pedaço pode cair no chão e ser ingerido pelo seu cão ou gato.

Caso seu amigo de quatro patas tenha ingerido algo, isso aparecerá depois de três ou quatro dias. Alguns dos sintomas são: fraqueza, dores abdominais e urina com sangue.

A melhor alternativa, nesse tipo de caso, é levar seu pet até um veterinário.

4. Frango

É comum nos depararmos com cachorros roendo ossos nos desenhos e filmes. Apesar de parecer inofensivo, o frango e seu osso podem causar incômodos em seu pet.

O tempero da carne pode causar desconforto na digestão do animal. Além disso, se o osso for ingerido, ele pode se partir após ser ingerido.

Com isso, os pedaços do osso podem causar danos no intestino e estômago, chegando até a uma perfuração mais grave.

Então, fique atento. Se possível, opte por ossos de brinquedo.

cães e gatos

5. Frituras e gorduras

As frituras e gorduras são prejudiciais até para os seres humanos, quem dirá para os cães e gatos, não é mesmo?

Batata frita, queijos, pizzas, entre outros, causam pancreatite no animal. A pancreatite é uma doença grave que causa inflamação no pâncreas, um órgão muito importante.

Alguns sintomas são: diarreia, febre e vômitos. Então, se atente ao seu pet, e caso esses sintomas surgirem, leve-o ao veterinário.

6. Laticínios

Muitas pessoas possuem o hábito de dar sorvete para seus cães e gatos, entretanto, essa atitude não é muito aconselhável. Os laticínios possuem lactose e grande parte dos cachorros são intolerantes à ela.

A lactose também prejudica os gatos, já que possuem um alto índice de gordura. Para ambos, gases e diarreias são os sintomas que surgem.

Apesar disso, pequenas quantidades de queijo, eventualmente, não fazem mal. Porém, não exagere.

7. Frutas

As frutas, apesar de serem saudáveis aos seres humanos, podem causar problemas na digestão dos cães e gatos. As que possuem mais ácido como, por exemplo, o abacaxi, são as mais perigosas.

Além disso, as sementes das frutas podem causar problemas para seu pet. Ele pode se engasgar e ter sérias complicações.

Dê uma atenção especial às sementes da maçã. Elas possuem um composto chamado cianogênico-cianida, que acarreta em diversos problemas graves, levando até mesmo à morte.

8. Comida vencida

As comidas vencidas podem apresentar fungos e toxinas prejudiciais à saúde do seu pet. Podem causar espasmos nos músculos e evoluírem para convulsões.

Cuidado ao deixar o lixo perto de cães e gatos. Seu animal pode entrar em contato com alimentos estragados através dele. Importante alertar que, se não tratado, as convulsões pode levar até à morte.

Dessa forma, podemos perceber que o alimento do nosso amiguinho de 4 patas não é tão simples assim. Você deve se atentar ao dar qualquer comida à ele.

Procure optar sempre pela ração. Com isso, você evitará quaisquer complicações.

Gostou desse conteúdo? Então, continue em nosso blog e veja 5 dicas de alimentação saudável para seu pet!