Cuidar de pets exige, entre outras coisas, fazer com que ele se sinta acolhido dentro de casa. Se você tem gatos, por exemplo, é interessante adaptar a decoração do lar a algumas das características dos felinos. Confira algumas sugestões:

1 – Escadas nas paredes

Gatos amam subir nas coisas, escalar e chegar aos pontos mais altos possíveis. Por isso, uma estratégia muito frequente é colocar placas de madeiras ou miniescadas acopladas às paredes para estimulá-los a passear pelos ambientes. Outra dica é colocar a comida no topo desses locais. Assim, mesmo os mais preguiçosos vão se exercitar em busca do alimento.

2 – Nichos abertos

Outra opção é colocar nichos abertos na parede e fazer com que os gatos passeiem por eles. Em geral, eles são colocados acima do sofá, onde os bichinos podem subir no encosto e alcançá-los com mais facilidade.

3 – Sofás

Mas atenção! Os sofás são um ponto crítico para quem vive com gatos, já que eles adoram arranhar superfícies macias. Prefira os modelos com tecidos mais firmes como o suede, couro ou camurça. Evite materiais como linho, couro sintético ou algodão.

4 – Arranhadores

Deixe que os gatos gastem a unha nos arranhadores. Nos petshops, é possível encontrar diversos modelos, desde os mais lúdicos, até os fixos que se encaixam a qualquer canto da casa.

5 – Janelas

Se você mora em apartamento, é imprescindível colocar telas em todas as janelas. Os gatos podem se distrair com pássaros ou insetos do lado de fora e causar acidentes.

6 – Escolha da cama

Seu gato só vai parar de dormir no sofá quando se sentir bem na própria caminha. Ela deve ter tamanho suficiente para que ele consiga dormir ‘esparramado’ e ser confortável para os momentos em que o animal prefira cochilar mais encolhido. Procure colocar a cama em um local com pouca movimentação na casa, as camas em formato de tocas ou iglus são ótimas sugestões.

7 – Cortinas

Nada de longas cortinas. Opte por modelos que podem ser enrolados ou erguidos com facilidade.

8 – Madeira

Também é preciso estar atento à marcenaria da casa. Para evitar arranhões no pé das portas e móveis, prefira madeiramentos mais firmes como os de carvalho, ipê ou cumaru.

Fonte: Estadão

Gostou do conteúdo? Curta nossa fanpage, siga-nos no Instagram e receba dicas e notícias nas redes sociais.

Nós da Petzera sempre buscamos auxiliá-lo na sua relação com o seu pet, portanto ao longo do texto, colocamos alguns links de sugestões para que possa conhecer mais sobre alguns produtos relacionados ao tema.

Espero que aproveitem!