O cão faz parte da nossa família, por isso, devemos sempre estreitar nosso relacionamento. O momento do passeio com cachorro é fundamental para essa relação.

Os cães necessitam gastar suas energias saindo um pouco do ambiente de casa. E o passeio os ajudam no desenvolvimento de suas habilidades motoras e psicológicas.

Muitas pessoas têm dificuldade em passear com seu pet e acabam desistindo da atividade.

Pensando nisso, preparamos uma lista com 8 dicas que vão te auxiliar e melhorar a durabilidade do seu passeio. Confira!

Dicas para o passeio com cachorro

1. Observe o tempo

Antes de sair de casa, observe como o clima está. Coloque a mão no asfalto ou na calçada e sinta a temperatura. Se estiver quente para você, também estará para seu companheiro.

Se você sair com seu cão em dias muito quentes, corre-se o risco dele queimar as patas. Além disso, procure sempre caminhar pela sombra, a fim de evitar esse tipo de acidente.

2. Leve água

Toda vez que for sair para o passeio com cachorro, leve água. O ato de caminhar queima calorias e, por consequência, faz o seu amiguinho de 4 patas perder bastante líquido.

Ele pode se desidratar através do suor e da urina. Assim sendo, faça pequenas pausas para hidratá-lo.

E não se esqueça de levar uma garrafinha de água para você, afinal, também estará caminhando.

3. Adaptação com a coleira

Um dos grandes problemas do dono na hora do passeio, é o uso da coleira em seu pet. Muitos dos animais não gostam desse acessório de segurança, mas ela é fundamental para o bom andamento da atividade.

Para que seu companheiro de 4 patas se acostume, algumas ações são necessárias:

  • Procure deixá-lo de coleira quando estiver brincando dentro de casa. Com isso, ele não terá medo ou receio em usá-la no passeio.
  • Coloque a guia e dê voltas com ele em ambiente familiar, dentro de casa ou no quintal.

Assim, seu pet associará o objeto com um momento bom e, por consequência, não pensará duas vezes para ir passear.

4. Voz de comando

Para que seu passeio se torne mais tranquilo, é importante que seu amiguinho obedeça seu comando. É normal durante o percurso, em lugares calmos, o dono soltar a guia do cão para ele brincar à vontade.

O ideal é que, assim que chamar seu pet pelo nome, ele se dirija até você. Desta forma, toda vez que ele estiver solto, voltará pelo uso da voz de comando.

Caso seu cachorro não obedeça o chamado pelo seu nome, faça o exercício para ensiná-lo. Chame-o várias vezes e, assim que ele olhar, recompense-o com um petisco.

Assim, ele associará seu chamado com uma coisa boa.

cachorro passaeando no parque.
8 dicas que vão melhorar a durabilidade do passeio com seu cachorro!

5. Comande a rota do passeio

Muitos cachorros são bastante agitados, por isso, querem comandar o passeio. Os de maior porte, conseguem comandar com mais facilidade, pelo seu tamanho e força.

Faça alguns exercícios em casa antes de sair para a rua, assim que ele estiver caminhando junto com você, e não te puxando, estará pronto para o passeio.

6. Ande com petiscos

Muitos cães não gostam de passear. O uso de petiscos ajuda na hora de sair de casa. Pois seu companheiro irá associar o passeio com uma recompensa.

Além disso, o petisco ajuda para evitar distrações. Há cachorros que se assustam com o barulho de carros ou com outros pets. Então, toda vez que ele se dispersar e quiser sair correndo, chame-o pelo nome e dê a recompensa.

Com isso, você evitará complicações durante a caminhada e até mesmo possíveis acidentes.

7. Use o tempo necessário

O momento do passeio com cachorro precisa ser especial. Os pets precisam aproveitar o máximo e, para isso, o tempo não pode ser curto.

Recomenda-se, em média, 40 a 50 minutos de atividade. Assim, seu amiguinho irá se divertir bastante.

8. Constância

É normal nos primeiros passeios, seu filho de 4 patas ficar agitado e não saber se comportar. Não se preocupe com isso, conforme mais passeios ele fizer, mais acostumado ficará.

A prática leva à perfeição. O ideal é, pelo menos, uma caminhada por dia.

O que fazer caso não tenha tempo para o passeio com cachorro

Muitas pessoas possuem a vida agitada e quase não param em casa. Uma solução para você que não tem tempo para passear com o cachorro, é contratar uma pessoa específica para isso.

Assim, seu amiguinho passeará com alguém capacitado todos os dias, proporcionando vários benefícios para ele.

Contudo, agora que você sabe mais sobre o passeio com cachorro, que tal levar seu amiguinho para um?

Para melhorar a qualidade do seu passeio, utilize os produtos Petzera. Com certeza, seu pet gostará muito!

Curtiu esse conteúdo? Então continue em nosso blog e veja mais matérias como essa!