Os gatos são ótimos companheiros no nosso dia a dia, carinhosos e dóceis. Porém, uma questão que causa desconforto em algumas casas, é o mau cheiro da caixa de areia.

Os felinos são muito higiênicos e fazem suas necessidades no local correto sem precisar de adestramento, diferente de alguns cachorros.

Pensando nisso, separamos 9 dicas para você evitar o mau cheiro na caixa de areia do seu pet. Continue a leitura e confira!

1 – Fundo da caixa de areia

Um truque bastante usado, é cobrir o fundo da caixa com bicarbonato de sódio. Ele funciona como desinfetante e suga aquele odor ruim.

Atente-se na quantidade do sal. Se colocado em excesso, pode ser tóxico para os gatinhos.

Para a correta aplicação, faça uma camada de bicarbonato de sódio no fundo da caixa e, em seguida, preencha com areia em cima. Garanta que a camada de areia esteja suficiente para o felino não encostar as patas no sal.

2 – Recolha as fezes diariamente

As fezes são uma das principais causas do mau cheiro na caixa de areia. Por isso, é importante coletá-las diariamente.

Com isso, o mau odor não se propaga pela caixa e, por consequência, pelo restante da casa. Lembre-se de repor a quantidade de areia no recipiente, após a limpeza.

Ainda assim, é importante manter o local limpo para o bem-estar do felino. Se ele perceber que a caixa está sempre suja, vai querer fazer suas necessidades em outro lugar.

3 – Lavagem da caixa de areia

Recomenda-se que a lavagem da caixa de areia seja feita uma vez por semana. Jogue toda a areia fora e lave o local com água sanitária ou algum outro produto. É importante não aplicar nenhum desinfetante com cheiro.

Deixe a caixa secar ao ar livre e após isso, preencha novamente com bicarbonato de sódio e areia. A diferença do odor já vai ser notável.

4 – Desinfete a caixa de areia

Mesmo com a limpeza semanal, é importante realizar uma limpeza mais profunda, uma vez por mês. Assim, você eliminará substâncias que a lavagem simples não retira.

Primeiramente, retire tudo da caixa. Após isso, lave-a com água sanitária e, em seguida, com água quente. Deixe-a de molho por alguns minutos, depois disso, coloque-a ao ar livre para secar e coloque a areia e o bicarbonato de sódio novamente.

gato ao lado da caixa de areia

5 – Alimentação de qualidade

Outro fator que influencia no mau cheiro na caixa de areia, é a qualidade da alimentação do gato. Compre os produtos consumidos pelo seu felino em pet shops de confiança.

Além disso, a areia também precisa de uma atenção especial, não compre qualquer uma. Procure por bebedouros e potes para ração, próprios para gatos. Assim, seu companheiro não ficará irritado com pelos molhados e potes muito grandes.

O bom humor dos felinos também afeta no local que ele faz suas necessidades, lembre-se disso.

6 – Caixa de areia em locais abertos

Se você deixar a caixa de areia do seu gato em locais fechados, o mau cheiro ficará preso. O ideal é deixá-la em locais abertos e arejados.

Opte por locais como o quintal ou varanda. Assim, o mau odor não ficará no local.

7 – Trocar a caixa anualmente

Mesmo com as limpezas sendo feitas corretamente, ainda assim, pode-se criar uma crosta de sujeira com o tempo. Por isso, recomenda-se a troca da caixa de areia anualmente.

Com isso, as bactérias e germes serão totalmente eliminados, e seu gatinho estará com a garantia de um local limpo.

8 – Caixa de areia autolimpante

Para você que não tem muito tempo para fazer a limpeza da caixa ou tem preguiça, existe a autolimpante. Ela é automática e, toda vez que o gato fizer suas necessidades, elas são eliminadas em um plástico biodegradável.

Ela utiliza areia aglomerante e sempre deixa tudo limpo. O preço é um pouco alto, mas para você que quer mantém o bom odor sem muito trabalho, é a opção perfeita.

9 – Caixa de areia autolavável

Esse modelo de caixa é outra opção para quem não tem tempo ou tem preguiça de limpá-la. Ela lava a areia e depois seca, depois elimina os dejetos através de um ralo. Lembre-se da reposição da areia, conforme a necessidade.

Por ter mais funções, o valor dessa caixa é mais alto do que a autolimpante. Porém, você ficará sem a preocupação da limpeza frequente, além de garantir o bom cheiro da casa toda.

Sendo assim, se você seguir essas dicas, não sofrerá mais com o mau cheiro em sua casa. Não importa se irá limpar manualmente ou comprar uma caixa mais tecnológica. O importante é garantir o bem-estar do seu pet e da casa.

Curtiu essas informações? Então, continue em nosso blog e confira dicas de cuidados e higiene para seu pet!