A maioria dos donos de pets tomam a decisão unanime de castrar seu cão. A não ser que o cachorro pertença a um criadouro com a função de reproduzir, ou seu dono queira filhotes futuramente.

O principal motivo para castrar o cão é a prevenção de filhotes. E, para isso, a castração é muito efetiva.

Essa cirurgia começou a ser utilizada nos Estados Unidos nos anos 70 e, a partir daí, o número de filhotes abandonados nas ruas e em abrigos vem diminuindo cada vez mais.

Aliás, os próprios abrigos realizam campanhas para castrar cães.

Devo castrar meu cão?

Contudo, muitos ainda tem dúvida se devem ou não castrar o seu cão. Os donos não sabem ao certo, os benefícios da castração, ficam com medo, dúvidas, entre outras coisas.

Pensando nisso, preparamos 9 benefícios que seu cão terá ao seu castrado. Então, continue a leitura e descubra!

1 – Reduz o hábito de marcar território

Não é novidade para ninguém que, os cachorros machos, possuem o hábito de demarcarem território através da urina. Mas, com a castração sendo feita antes do cão completar um ano, ele não terá esse hábito na fase adulta.

Se o cão já estiver na fase adulta, mas não possui esse costume, castrá-lo também pode prevenir esse hábito. Se o seu pet já for adulto e ainda fazer isso, a castração não consegue resolver o problema em 100%, mas o diminui bastante.

2 – Torne seu passeio mais tranquilo

Durante o passeio, é comum vermos os cachorros machos irem atrás das fêmeas, e urinando em todos os postes que ele passa. Mas, castrar seu cão também pode ajudar nessa questão.

O cão castrado não possui a necessidade de demarcar territórios e ir atrás das fêmeas. Isso acontece porque ele não terá que disputar nada com outros machos, e nem produzir filhotes com as fêmeas.

Sendo assim, seu passeio se tornará mais tranquilo e agradável. Se quiser saber mais sobre como tornar seu passeio melhor, clique aqui e veja uma matéria exclusiva que preparamos.

3 – O cão não engorda pós-castração

Ao contrário do que muitos pensam, o cão não engorda após a castração. Depois da cirurgia, o pet pode ter seu apetite aumentado. Mas, se você mantiver uma dieta controlada, e evitar dar muitos petiscos e besteiras, ele pode manter seu peso tranquilamente.

Hoje em dia, há muitas rações no mercado, até especificamente para os cães castrados, a fim de combater a obesidade.

Além disso, o hábito de praticar exercícios também ajuda a manter a saúde e o peso, tanto do dono como do pet.

4 – Instinto Animal

Muitos donos pensam que a castração mudará o comportamento do cão. Que ele não ficará mais agressivo, estressado ou agitado por conta da cirurgia. Ao contrário do que os outros pensam, o cachorro castrado acaba ficando mais dócil e amoroso.

Além disso, ele procura ficar mais perto de seus donos, podendo até melhorar o relacionamento entre dono e pet.

cuidados-necessários-para-o-pet

5 – Economia

Cuidar apenas de um cão já é caro, agora, imagine cuidar de uma ninhada de filhotes. Você terá que gastar com alimentação, vacinas, além do tempo gasto para limpar as necessidades de todos eles.

Enquanto isso, castrar seu cão custa entre R$ 800, e R$ 1.000, se você não tiver plano de saúde que possa cobrir a cirurgia.

Então, coloque na balança os gastos e veja se vale ou não a pena.

6 – Doenças

Castrar as fêmeas, pode evitar problemas de saúde na vida do seu pet. Com a cirurgia, a chance de ela desenvolver um tumor na mama reduz muito.

Segundo pesquisas, as fêmeas castradas têm menores chances do que uma não castrada, de desenvolverem tumores nas glândulas mamárias.

Mas, castrar o macho também evita doenças como tumores nos testículos e na próstata. Após a cirurgia, o risco do desenvolvimento desses tumores diminui bruscamente.

7 – Filhotes

Como já foi citado anteriormente no texto, a castração evita os cuidados com os filhotes. Mesmo que você queira e tenha a intensão de doar os filhotes, você terá todo o trabalho de arranjar donos.

Além disso, também terá que arcar com os cuidados até que todos sejam doados ou vendidos.

8 – Motivos específicos para fêmeas

Agora, vamos apresentar alguns pontos específicos para as fêmeas, que podem ser evitados:

  • Gravidez indesejada;
  • Infecção no útero;
  • Infecção das mamas;
  • Período de cio;
  • Transmissão de doenças genéticas para filhotes.

9 – Motivos específicos para machos

Veja então, pontos específicos que podem ser evitados para os machos:

  • Fuga do cão para ir atrás de fêmeas;
  • Constrangimento do cão ficar agarrado nas pernas de visitas;
  • Agressividade por tensão sexual;
  • Urina constante durante os passeios.

Curtiu saber mais sobre a castração de cães? Então, não deixe de acompanhar nosso blog e ficar por dentro do mundo pet!