Muitas pessoas acham que, pelo fato dos felinos serem higiênicos, o banho em gato não é necessário. Outras, usam aquela velha história de que gatos não gostam de água, e acabam dispensando o banho.

Eles são, sim, muito higiênicos e gostam de tudo bem limpo, inclusive a caixa de areia. Isso evita o estresse do animal e ajuda no funcionamento do seu intestino.

Mas, para você que é pai ou mãe de gatinho, deve saber que um banho de vez em quando é fundamental. Assim, você mantém seu pet cheiroso e limpinho.

Apesar de parecer uma tarefa impossível, dar banho em gato é muito fácil. Preparamos alguns passos que te ajudarão nessa missão. Então, continue a leitura e confira!

1 – Faça uma preparação em seu gato

Antes de tudo, é preciso preparar seu felino para o banho. Para começar, utilizando dois dedos, faça massagem no seu corpo inteiro. Massageie normalmente em sua cabeça e tronco e após isso, faça movimentos circulares na parte superior da cabeça.

Então, se você notar que ele está gostando, continue fazendo em outras partes do corpo. Mas, lembre-se de não usar tanta força, os gatos são delicados e você pode acabar machucando-o.

A massagem também ajuda na confiança e intimidade entre você e seu pet. Conforme a rotina de carinhos e massagens, ele se acostuma com o contato de suas mãos.

2 – Equipamentos

Para que tudo ocorra bem no banho, são necessários alguns equipamentos. Então, acompanhe a lista:

  • 1 toalha de rosto;
  • 1 banheira ou bacia grande;
  • 2 toalhas de banho;
  • 1 shampoo para gatos;
  • 1 condicionador ou desembaraçador para gatos;
  • Algodões;
  • Brinquedos e petiscos que seu gato goste.

Procure dar o banho no banheiro. Assim, fica mais fácil de organizar tudo.

3 – Início do banho

Antes de começar o banho de fato, ligue a torneira para o gato ir se acostumando com o barulho da água. Após isso, comece colocando pouca água no recipiente, apenas para molhar as suas patas. A temperatura da água deve ser morna, nem muito fria e nem muito quente.

Coloque o gatinho no recipiente, ele pode ficar um pouco assustado e querer sair no começo. Para acalmá-lo, faça carinho nele, mantenha suas patas na água e use uma das toalhas de banho para envolvê-lo.

Caso, ainda assim, ele queira fugir ou fique inquieto, aborte a missão e deixe o banho para outro dia. Um erro muito grande é forçar o pet a tomar banho. Isso só vai piorar a situação. Ele precisa estar totalmente à vontade para que tudo ocorra bem.

4 – Molhar o corpo

Para molhar o corpo do gato, use um copo para te auxiliar. Molhe seu corpo aos poucos e, quando chegar na cabeça, tome cuidado com os olhos.

Para evitar que a água atinja os olhos do felino, levante um pouco sua cabeça, segurando no queixo. Dessa forma, a água irá escorrerá pelo seu tronco.

5 – Ensaboar

Depois de molhar todo o corpo do gato, é hora de ensaboá-lo. Pegue o shampoo e espalhe pelo seu corpo inteiro. Mas, sempre tomando cuidado com seus olhos.

Após ensaboá-lo, enxague seu amigo de 4 patas com água morna. Depois, pegue a toalha de rosto e tire o shampoo que pode estar sobrando em seu corpo.

6 – Secar

Agora, após o banho, pegue a outra toalha e seque seu gato. Tenha certeza de que todas as partes do seu felino estejam secas. Depois que seu peludo estiver totalmente seco, pegue uma escova e passe em seus pelos, para que não fiquem nós.

Como você pode ver, dar banho em gato não é uma tarefa tão simples mas, com muito amor e paciência, tudo valerá a pena.

Como muitos já sabem, os felinos gostam de ficar em casa e não são muito chegados em ir para longe. Então, sempre que for dar um banho, faça isso em sua própria residência.

Não é necessário dar banhos com alta frequência, como nos cachorros, por exemplo. O ideal é consultar um veterinário para definir a rotina de banhos ideal.

Agora que você já sabe como fazer, que tal colocar a mão na massa?

Se você curtiu esse conteúdo, não deixe de acompanhar nosso blog e ficar por dentro do mundo pet!