Muitas vezes, um cachorro latindo pode incomodar não só o dono, mas também, as pessoas ao redor. Por qualquer barulho ou alguém que passe pelo portão, já basta para o latido começar.

Mas, você sabia que o latido do seu cachorro pode te trazer diversos problemas?

Sim, isso pode resultar em situações como: multas de condomínio, pessoas não se aproximando de você nas ruas, confusões com outros cachorros, atrapalhar seu sono e dos vizinhos, entre outros.

Os latidos podem ter diversos significados também. Por isso, preparamos essa matéria para ajudar a esclarecer algumas dúvidas frequentes.

Então, continue a leitura e confira!

Por que meu cachorro late tanto?

Os motivos do seu cachorro latindo podem ser muitos. Agora, vamos te explicar os mais comuns entre eles:

Latido de Tédio

O primeiro latido de cachorro que vamos falar, é o de tédio, que são comuns entre os cães que passam a maior parte do dia, às vezes o dia todo, sem a presença da família.

Então, esses latidos servem como forma de protesto para o sofrimento dos bichinhos. Os pets precisam de estimulações físicas e mentais, exercícios, brincadeiras, passeios e ações relacionadas.

Um fator que pode causar esse comportamento, é a ansiedade da separação. Problema bastante frequente entre os cães. Então, se você acredita que seu cão se encaixa nessa situação, procure passar mais tempo com ele.

Latido Territorial

Não importa o tamanho ou a raça do cachorro; marcar seu território está no instinto do animal. E esse comportamento é mais comum quando outros cães entram em sua casa.

Também é comum acontecer na hora do passeio, com a presença de outros animais da mesma raça, quando vai para o quintal de outros cães e até mesmo quando passarinhos pousam perto do local.

Para o cachorro, seu território é sagrado e qualquer ameaça que ele sinta, começará a latir. Toda vez que ele estiver em posição de alerta, provavelmente está se sentindo ameaçado e o latido é a forma de expressar isso.

Latido para ganhar atenção

Involuntariamente, você acaba olhando para seu cão quando ele começa a latir ao seu lado. Passe a reparar, quando seu cachorro late e você não dá atenção a ele; logo pula em seu colo ou pega algum brinquedo.

Além disso, ele começa a correr ou saltar; tudo para chamar a sua atenção. E mesmo que esse comportamento pareça normal, pode fazer mal para você e para o seu pet.

Por mais que pareça irresistível não dar atenção, você precisa se concentrar e não ligar para ele. Com isso, o animal entenderá que, com essa conduta, não ganhará sua atenção e não repetirá mais esse hábito.

Latido de Alerta

Esse latido do cachorro tem ligação com o de território. Ele ocorre quando o cão sente que alguma pessoa ou algo está vindo e, na percepção dele, não será bom.

Isso pode acontecer por conta do carteiro, vendedores, visitas, entre outros. Assim como o de território, ele também ficará em posição de alerta antes de começar a latir.

Latido de Felicidade

Esse latido ocorre quando você chega depois de um dia de trabalho, ou de uma viagem, e é uma maneira dele te recepcionar antes mesmo de você abrir a porta.

Latido pela presença de outro cão

Esse latido é comum para os cães que não saem com tanta frequência e não convivem com outros cachorros. Assim, quando chegam ou passam perto de outro, começam a latir por estarem assustados.

Mesmo que o cão seja tranquilo, ao encontrar outro, acaba gerando uma briga de latidos.

Latido de Medo

Um latido bem comum dos cachorros, é o de medo. Mesmo os cães grandes, que demonstram uma certa imponência, também expressam essa emoção.

Esse sentimento pode partir de fogos de artifício, outros cães, brinquedos grandes, trovões, entre outros.

Quando você sentir que ele está com medo, se aproxime e tente acalmá-lo. Dessa forma, ele ficará mais tranquilo e não latirá.

Latido relacionados a problemas de saúde

O latido também pode ser um alerta para problemas de saúde. Cães surdos, por exemplo, tendem a latir mais alto e mais vezes por não estarem se ouvindo.

Além disso, quando algum cachorro está com alguma dor, o latido pode servir como forma de alertar seu dono.

Gostou desse conteúdo? Esperamos que tenha te ajudado e respondido possíveis questões sobre seu cachorro latindo.

Para conferir mais matérias como essa e estar sempre por dentro de tudo o que acontece no mundo pet, não deixe de acompanhar o nosso blog.

Até a próxima!