É muito comum, nas vizinhanças, se deparar com algum cachorro uivando. Após o pôr do sol, já dá para ouvir uma sinfonia de latidos e uivos. Muitas explicações e suposições já foram criadas sobre isso, mas, qual é a verdade? Você sabe por que os cães uivam de noite?

Então, para responder suas dúvidas, preparamos esse texto exclusivo. Acompanhe a leitura e entenda porquê seu cachorro uiva tanto à noite.

Vamos lá?

Por que os cães uivam?

Antes dos cães virarem as fofuras que conhecemos, eles passaram muito tempo sendo criados e domesticados por lobos. Existem muitas teorias sobre como, por que e quando isso aconteceu, porém, ainda não é possível comprovar nenhuma delas.

Uma das suposições que são mais aceitas, diz que as matilhas começaram a acompanhar os seres humanos a fim de encontrar alimentos descartados pelos nossos antecessores. Dessa forma, em troca, os povoados mantinham os lobos por perto para sua proteção e, além disso, treiná-los para outras tarefas.

Mesmo essas espécies tendo milênios de diferença, os lobos e cães dividem diversas similaridades. E, uma dessas, é o uivado. Então, por isso, você encontra seu cão uivando. As matilhas de lobo uivam para se comunicar entre si.

Seja para avisar os companheiros que é hora de caçar, ou para informar outra matilha que o território já tem dono, o uivado é a forma principal de linguagem dos lobos. Além disso, eles também conseguem identificar uivos diferentes.

O que significa um cachorro uivando à noite?

Como sabemos, nossos amiguinhos que moram dentro de casa, não precisam fazer parte de matilhas ou caçarem. Então, você deve estar se perguntando, por que meu cachorro uiva à noite?

Bom, como já citamos ao longo do texto, a ação de uivar é, naturalmente, do instinto dos cães. Assim, quando desejam se comunicar com a gente ou com outros pets, emitem sons como latidos, rosnados, grunhidos e uivos.

Quando o pet opta por uivar, pode ser que:

  • Deseja chamar atenção de cachorras no cio;
  • Esteja com dor ou fora de casa;
  • Fome ou sede;
  • Ansiedade por separação;
  • Alerta de perigo.

Então, quando se perguntar sobre o porquê do seu cachorro estar uivando, leve todos esses fatores em consideração. O uivado é mais poderoso e alto do que o latido, por isso, é a melhor opção para os cães se comunicarem.

O horário da noite é mais silencioso e sem grande influência de estímulos externos. Ou seja, acaba facilitando para que os cães das redondezas escutem melhor. Mas, o uivado não é um ato exclusivo da noite, muitas raças mais próximas dos lobos acabam uivando ao invés de usar o latido, ou misturando os dois.

o-que-fazer-quando-o-cão-está-uivando-muito

Devo me preocupar se meu cão está uivando muito?

Por mais que seja uma ação natural dos cachorros, se o seu cão está uivando muito, ele pode estar tentando te sinalizar algo. Nesse caso, é preciso entender o real motivo desse uivado e, após isso, tomar as devidas atitudes para reduzir esse hábito.

Procure se comunicar com seu amiguinho de quatro patas e tentar enxergar o que pode estar causando isso. Às vezes, o motivo pode ser alguma dor que ele esteja sentindo ou um barulho muito alto.

O ideal é que você faça constantes check-ups do cãozinho com algum veterinário de confiança, explicando para o profissional o hábito que o pet tem. Assim, ele pode examiná-lo e entender, de fato, o que está acontecendo.

Se sua saúde estiver boa, um adestramento específico pode solucionar o problema com os uivados e a razão deles. Além disso, procure disponibilizar um espaço para que ele interaja e gaste bastante energia com alguns brinquedos, para melhorar sua noite de sono.

Então, gostou desse conteúdo? Aproveite e confira outros conteúdos como esse, em nosso blog. Postamos muitos textos exclusivos que vão te ajudar com o seu pet!