A erva do gato ou catnip pode ser a solução para muitos problemas com seu gatinho. Conheça melhor essa erva e seus efeitos.

Da família das hortelãs, Nepeta Cataria é o nome científico para a catnip, popularmente conhecida como a erva do gato. A catnip é nativa da Europa, África e Ásia, e é conhecida pelos seus efeitos estimulantes nos gatinhos que entram em contato com suas folhas.

As folhas da catnip possuem uma substância chamada neptalactone, que age no cérebro do gato e provoca alterações no seu comportamento, podendo fazer com que ele fique mais agitado, mie e procure mais contato com a planta, rolando sobre ela ou tentando lamber. 

A reação à catnip é tida como hereditária e estima-se que 70% dos gatos de fato sintam os efeitos da erva. Segundo os estudiosos e veterinários, o cheiro dessa erva estimula o instinto predador do animal (relembra os velhos tempos de caça e da floresta) e afeta quase todos os felinos, inclusive leões, pumas e onças. Filhotes de gato ou gatos mais velhos dificilmente respondem aos efeitos da catnip, sendo ela mais eficaz nos bichanos que estão em idade reprodutiva. O efeito é mais intenso nos primeiros dez minutos, podendo chegar a uma hora, cada vez que o gato entra em contato com a erva.

Catnip pode ser a solução para os problemas com seu gato

A catnip pode tanto aliviar o stress para gatos muito ativos, que vivem arranhando e danificando objetos da casa, quanto pode servir de estimulante para gatinhos muito apáticos e desanimados.

A erva do gato ainda pode ser colocada em arranhadores para gatos, para que o gato se acostume com o objeto e não arranhe mais o sofá, e no local que o dono deseje que seu bichano se acostume a fazer xixi e coco.

A velha dúvida sobre o efeito da catnip nos humanos

Não se preocupe: catnip não tem efeito nos humanos. Como o próprio nome sugere, a catnip surte efeito apenas em gatos. O único efeito em humanos é a alegria que o dono vai sentir de não ter mais seus sofás arranhados, seu gato estressado ou triste demais.

A erva dos gatos tem efeitos colaterais ou chegar a viciar?

O máximo que pode acontecer é o gato dormir por bastante tempo depois de brincar com a catnip, mas isso se dá apenas ao fato de ele gastar bastante energia quando está em contato com ela. A erva não é prejudicial à saúde e não vicia. Não existem efeitos nocivos à saúde do gato e ele não se tornará dependente da catnip.

Inclusive, muitos brinquedos para gatos já vêm recheados com a erva, são ótimos para instigar a curiosidade do seu gato e estimular o exercício físico que eles precisam para se manter saudáveis e entretidos.

Fonte: CachorroGato

Gostou do conteúdo? Curta nossa fanpage, siga-nos no Instagram e receba dicas e notícias nas redes sociais.

Nós da Petzera sempre buscamos auxiliá-lo na sua relação com o seu pet, portanto ao longo do texto, colocamos alguns links de sugestões para que possa conhecer mais sobre alguns produtos relacionados ao tema.

Esperamos que aproveitem!