Você acha que o tema “alimentação saudável” só vale para nós? Pois, está muito enganado! Alimentos saudáveis ​​para pets, são um novo segmento de mercado que ainda existe por aqui. Nessa tendência, pode-se citar a comida orgânica para pet.

Qualquer pessoa que tenha um cão ou gato sabe que, a hora das refeições, é uma das mais esperadas do dia para a maioria dos pets. Mas, há pouco tempo, sua hora sagrada mudou. E, alguns tutores optaram substituir as rações tradicionais por outras. Como as orgânicas, veganas e naturais.

Então, vamos saber um pouco mais sobre esse tema?

Comida orgânica para pet, existe?

Óbvio! Já há uma grande seleção de rações orgânicas no mercado do Brasil.

No geral, esse alimento está na forma de ração: pronto, embalado e disponível em pet shops. Além de comida orgânica pets, você, também, pode ter “lanches” orgânicos.

Em geral, as fórmulas dos alimentos orgânicos são feitas por médicos veterinários, craques em nutrição. E, são produzidas de forma balanceada, respeitando todas as carências nutricionais de cães e gatos.

Para se qualificar como orgânico, deve conter apenas ingredientes orgânicos.

Como resultado, os alimentos orgânicos são produzidos sem substâncias que tenham um risco para a saúde humana e ao meio ambiente. Como, por exemplo:

  • Fertilizantes químicos;
  • Pesticidas;
  • Hormônios sintéticos;
  • Produtos de conversão.

Além das propriedades biológicas, a maioria dos alimentos neste nicho possui ingredientes incorporados em sua composição. Além disso, não inclui corantes e conservantes artificiais. Encontre esses dados na lista de ingredientes de cada embalagem.

Como obter a certeza de que a ração é orgânica?

Para certificar-se de que está comendo um alimento orgânico, procure um “Selo Orgânico” na embalagem. Essa identificação é obtida por meio de um processo de fiscalização da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Portanto, garante a autenticidade do seu certificado.


Quais são os pontos positivos dos alimentos orgânicos para pets?

  • Alta palatabilidade, devido ao seu sabor e textura apelativos;
  • Qualidade das fezes e bom funcionamento intestinal, pois, possui boa quantidade de fibras;
  • Pelos brilhantes;
  • Aumenta a resistência a doenças.
  • Podem ser encontradas na internet, várias empresas que fabricam alimentos naturais, de acordo com as características de seus animais de estimação.

Resumindo, a escolha de alimentos orgânicos tem um efeito positivo:

  • Afinal, para a saúde do seu pet, produtos orgânicos que têm química no processo de fabricação, a longo prazo, podem ser prejudiciais à saúde e ao bem-estar dos animais;
  • Conservação do meio ambiente, principalmente, no cuidado da água e do solo;
  • Sustentabilidade, porque o cultivo de alimentos orgânicos não contribui para o esgotamento dos recursos naturais.

Qual a diferença entre alimentação natural e alimentação orgânica para o pet?

Essa confusão existe com frequência. Conforme citado acima, há muitos tipos de alimentos orgânicos para pets disponíveis no mercado. No entanto, outra tendência que está ganhando força nos últimos tempos é a dos alimentos naturais.

A comida natural para cães e gatos é muito diferente da comida orgânica. Começando pela apresentação, afinal, parece mais um preparo culinário do que a própria comida.

Os alimentos naturais são uma dieta balanceada composta por ingredientes naturais minimamente processados. O que significa que não passam por processos industriais, como é o caso da ração animal.

Segundo fabricantes de rações naturais, o principal benefício é mais sabor e qualidade de vida para os animais.

Composição de uma alimentação natural para pets?

Os seus ingredientes são iguais aos de consumo humano:

  • Alimentos ricos em proteínas: cordeiro, carne de vaca, frango, coelho, peixes, porco e ovos;
  • Tubérculos, hortaliças e frutas: abobrinha, abóbora, batata doce, batata, brócolis, chuchu, cenoura, couve-flor, feijão verde, mandioca;
  • Grãos: arroz integral e branco;
  • Lacticínios: iogurtes naturais e kefir;
  • Frutas: maças, frutas vermelhas, pêssegos e goiaba;
  • No entanto, especiarias e alguns certos alimentos, como alho, cebola, café, chocolate, carambola e açúcar. São omitidos na preparação de alimentos naturais para pets.

De acordo com os defensores da alimentação natural, a comida é “naturalmente saudável”. Porque é rica em fibras, vitaminas, minerais e antioxidantes.

Diferença entre alimentação natural e a alimentação caseira?

A preparação de alimentos para pets em casa, mesmo sem temperos e alimentos proibidos, difere dos alimentos naturais. Pois, não possuem o equilíbrio certo de ingredientes adicionados.

Alimentos naturais prometem o equilíbrio certo de nutrientes. Pois, são produzidos por especialistas em medicina veterinária e nutrição. Nesse caso, também, são levadas em consideração as características de cada animal. Como raça, peso, idade, sexo, atividade física, doença, entre outros.

Como introduzir a alimentação orgânica para os pets?

A primeira fase, é achar um técnico no assunto. Seu médico vai solicitar exames periódicos e adicionais. Para, assim, avaliar todas as carências de nutrição do seu cão.

O tutor e o veterinário devem, então, discutir os hábitos do animal para indicar a ingestão calórica diária. Outro ponto sério, é incluir alimentos fáceis de achar e de fazer, para que os tutores não desistam. Com o cardápio original em mãos, é hora de colocá-lo em prática.

Os hábitos do pet não devem mudar muito. Se você está acostumado a alimentar-se duas ou três vezes ao dia, só deve dividir a quantidade diária em cada refeição. Assim, para facilitar, você pode preparar os alimentos e congelá-los nas porções certas. A alimentação, também, pode ser semanal, quinzenal ou mensal. Depende dos seus hábitos!

Além disso, no caso da ração cozida, uma boa dica é usar o menos possível o micro-ondas para conservar os nutrientes da comida.

A melhor parte é que, hoje, você pode achar rações orgânicas que não precisam ser congeladas ou cozinhadas. Basta abrir e servir, como as comidinhas da All Love. Ela é a primeira marca certificada no ramo de alimentos orgânicos para pets!

Aqui, você encontra uma diversidade de rações orgânicas para seu cachorro ou gato.

Então, esperamos que você tenha aproveitado e adquirido esse saber sobre comida orgânica para pet. Sendo assim, em caso de dúvidas, fique à vontade para entrar em contato com a gente. Aqui, vamos esclarecer tudo para você.

Além disso, não se esqueça de seguir o nosso blog e ficar por dentro de tudo que rola no mercado pet: novidades, curiosidades e muito mais!

Grato pela leitura. Até a próxima!