Todas as pessoas que têm algum gatinho em casa, sabem que eles são animais muito aventureiros. Sendo assim, qualquer porta ou janela aberta, pode resultar em uma fuga. Isso acaba gerando muita dor de cabeça aos tutores e uma dúvida: um gato desaparecido pode ficar quantos dias longe de casa?

Essa pergunta é muito comum, já que não é nada surpreendente que os gatos fujam de suas casas para dar uma volta pela vizinhança e voltem depois de um certo tempo. Porém, se esse período de sumiço for maior do que o normal, a preocupação já começa a bater na porta.

Então, a fim de te ajudar quando esse problema surgir, preparamos esse texto exclusivo, com dicas para encontrar o seu fujão. Acompanhe a leitura e descubra!

Por quanto tempo devo esperar meu gato voltar para casa?

É importante deixar claro, desde já, que não há como determinar com exatidão quantos dias um gato pode ficar desaparecido. O período pode variar muito, de acordo com os hábitos do animal e de cada situação.

Se o seu gatinho costuma dar uma escapadinha sempre, as chances dele retornar para casa são grandes, por já conhecer o caminho e a vizinhança. Caso ele não tenha esse hábito, a volta pode demorar mais. Mas, isso não quer dizer que não há chances do felino retornar até o seu lar.

Como falei anteriormente, esses fatores são variáveis e não determinados com precisão. Há muitos relatos de gatos que fugiram e retornaram para casa após alguns meses.

É natural desse animal, ser muito inteligente. Então, eles não costumam se distanciar muito do local de onde fugiram. Sendo assim, as chances do seu filho de quatro patas estar por perto são grandes.

Dessa forma, por mais que seja difícil determinar com precisão os dias de sumiço, seus tutores podem ficar mais calmos. Nunca perca a esperança no retorno do seu pet. Mas, sentar e esperar que ele volte, deve ser o último recurso a ser utilizado.

Como encontrar meu gato perdido?

Muitas pessoas acabam desistindo de procurar seu gato e ficam simplesmente aguardando o retorno do felino. Assim, neste período de tempo em que ele se perdeu, pode estar passando por poucas e boas.

Quando estão fora de casa, o risco de algum acidente ocorrer ou pegarem alguma doença, se torna muito maior. Então, o ideal é ir em busca do seu bichano assim que notar o seu sumiço.

Gato desaparecido

Essa busca não é uma simples missão, mas, há diversas dicas que podem te ajudar. Abaixo, separamos algumas delas. Confira:

Dicas para encontrar um gato desaparecido

1 – Utilize comidas que tenham cheiro forte

Se o seu pet ainda estiver pelas redondezas, há grandes chances dele escutar o barulho de suas latinhas de comidas que mais gosta. Além do ruído, quanto mais característico e forte for o cheiro do alimento, maior a chance do seu gatinho ir ao seu encontro.

Então, procure sair em busca do seu felino com uma comida que ele ame em suas mãos.

2 – Informe o maior número de pessoas possível sobre o ocorrido

Quanto maior o número de pessoas sabendo do seu gato desaparecido, melhor. Isso aumentará as chances de algum conhecido ou vizinho identificá-lo e te informar sobre ele.

Por isso, ande sempre com uma boa foto do seu pet nas mãos. Além disso, espalhe alguns cartazes em seu bairro e compartilhe nas redes sociais.

3 – Utilize lanternas e procure em locais apertados e escuros

Os felinos amam se enfiar em lugares de difícil acesso, ainda mais se estiverem em situações de estresse ou assustados com algo. Vale lembrar, também, que os gatos são animais de hábitos noturnos.

Dessa forma, as chances de encontrá-lo em um local com pouca iluminação, é grande. Então, uma lanterna pode ser sua grande aliada nesse momento. Sendo assim, nunca se esqueça: antes de perguntar por quantos dias seu bichano pode sumir, é muito importante ir em busca dele rapidamente.

Caso nenhuma dessas dicas funcionem, o que resta é confiar na capacidade do seu gato e torcer para ele voltar o quanto antes para casa. Depois que ele for encontrado, não se esqueça de levá-lo em um veterinário de confiança. Na rua, ele pode ter se ferido ou pego alguma doença.

Então, por hoje, ficamos por aqui. Gostou desse conteúdo? Não se esqueça de acompanhar nosso blog e ficar por dentro de tudo sobre o mundo pet. Dicas, curiosidades e muito mais!

Obrigado pela leitura.