No começo da vida do seu pet, é normal receber mordidas. Mas, com o passar do tempo elas vão ficando mais fortes e cria-se um hábito. Então, como fazer para seu cachorro parar de morder?

E a situação ainda se torna ainda mais complicada, quando os objetos da casa se tornam alvo das mordidas. Cortar esse costume torna-se uma missão muito difícil.

Por que os cachorros gostam de morder?

Os cachorros possuem o hábito de morder, independe de sua idade. A mordida faz parte do instinto do animal.

A mordida dos cães, além de servir para ataque e defesa, também possui outras serventias. Por exemplo, quando ele está roendo algo, pode estar fazendo a limpeza dos dentes depois de sua refeição.

Por isso, para fazer seu cachorro parar de morder suas coisas e as pessoas, você precisa, primeiramente, entender suas necessidades.

Se você usar métodos errados, como os de repressão do pet, além de não resolver o problema, pode levar a situações mais difíceis.

Sendo assim, continue a leitura e veja como fazer seu cachorro parar de morder, da maneira correta.

Motivos que levam o cão a morder

Na maioria das vezes, os cães mordem para suprir suas necessidades psicológicas e físicas.

Agir de forma direta nessas necessidades do pet é a maneira mais eficiente de lidar com o problema. Então, veja os motivos que o leva a morder tanto:

1 – Desconforto do crescimento dos dentes

Assim como os humanos, os cachorros também passam pelo processo de troca dos dentes de leite pelos dentes permanentes. Nessa fase, é normal que surja um desconforto nas gengivas surja.

Dessa forma, os cães lidam com esse incomodo por meio das mordidas. Então, se o seu cãozinho tem entre 4 a 6 meses de idade e não para de morder tudo que encontra pela frente, provavelmente está nessa fase.

Se ele está mordendo e rosnando durante essa idade, não se preocupe. Está apenas aliviando seu desconforto na gengiva e encontra-se sensível a qualquer contato.

Para ajudar o cachorro parar de morder as coisas, compre mordedores propícios para os filhotes que estão nessa fase. Por outro lado, se o seu pet apresentar sinais de dor, não tiver apetite, ou outros sintomas relacionados, procure o veterinário para uma verificação.

2 – Diversão

Uma das brincadeiras mais comuns dos cães, é brincar de caça. Mas, lembre-se de que na natureza, as presas costumam fugir, fazer barulho e oferecer certa resistência.

Muitos brinquedos não oferecem essa resistência e nem estímulos que entretêm o cão. Por isso, é mais interessante para os pets, brincarem com os humanos.

O simples fato da gente mexer as mãos, falar e interagir com o animal, já o estimula bastante. E vamos concordar que isso é bem melhor do que morder um objeto, não é?

Dessa forma, procure comprar por brinquedos mais complexos que possam interagir melhor com o pet.

como-garantir-o-bem-estar-do-seu-pet

3 – Estimulação

Inconsequentemente, a gente acaba estimulando o cão a morder. Quando tiramos a mão na hora da mordida, “fugindo” do cachorro, isso acaba se tornando divertido para ele.

Então, o grande segredo para o cachorro parar de morder é não reagir, para não estimulá-lo. Quando ele começar a morder, deixe suas mãos imóveis e faça algum barulho alto como “não”, ou um barulho de dor, como “ai”, quando ele morder mais forte.

Assim que ele levar um susto, a tendência é ele parar de morder. Quando isso acontecer, não deixe ele voltar a morder e fique longe dele. Se for preciso, você vire as costas para seu pet.

Conforme a repetição dessa conduta, o cão vai notando que não tem mais graça essa brincadeira. Entretanto, ao mesmo tempo, ofereça brinquedos que interajam com ele e que opte por moder somente o brinquedo.

4 – Atenção

Muitos donos de pet que vivem em apartamentos, e passam a maior parte do dia trabalhando fora de casa, não conseguem dar 100% de atenção ao seu amiguinho de 4 patas. Os cães são animais que precisam de interação social.

Como forma de chamar a sua atenção, o animal pode começar a ter atitudes como latir e morder. Ainda mais, se for a única maneira de ganhar a devida atenção.

Para evitar essas mordidas, procure tirar um tempinho para brincar com seu cão. Leve ele para passear, brinque com bolinhas, entre outras brincadeiras.

Se esse for o motivo das mordidas, logo você verá que as brincadeiras resolverão o problema. A atividade física também deixará o seu mascote cansado, fator que também colabora para ele parar de morder.

Gostou das dicas para fazer o cachorro parar de morder? Então, não deixe de acompanhar nosso blog para saber mais dicas!