Dar uma boa alimentação para seu o felino é uma das maiores preocupações para os papais de pet. E, para ter qualidade nas refeições, somente a ração de qualidade não basta, é preciso saber o tamanho das porções.

Alguns gatos são muito comilões e, por esse motivo, precisa-se de uma atenção para não exagerar. A fim de tirar as suas dúvidas, preparamos esse texto para você saber como acertar na quantidade de ração para seu gato. Vamos lá?

A importância da ração para gato

Antes de falarmos sobre a quantidade da ração para gato, precisamos conhecer a sua importância. As rações possuem todos os nutrientes que o seu felino precisa,

E, para oferecer ainda mais bem-estar e saúde, indica-se os produtos que são premium e super premium. Eles são elaborados com ingredientes nobres, sendo ainda mais nutritivos. Aliás, nossos filhos de quatro patas sempre merecem o melhor, né?

Cálculo da quantidade de ração para gato

Um passo muito importante, é calcular a quantidade de ração do seu gatinho. Sabendo a porção correta, você pode oferecer a nutrição ideal, sem exagerar e nem faltar.

Cada pet possui seu estilo, personalidade e hábitos. Mas, os animais que estão em normais condições de saúde, têm necessidades nutricionais bem parecidas.

Sendo assim, abaixo, preparamos uma lista sobre a quantidade diária de ração para seu gatinho, de acordo com o peso e a idade:

Filhotes

  • 2 a 3 meses: entre 40g a 50g;
  • 3 a 4 meses: entre 50g a 60g;
  • 4 a 6 meses: entre 60g a 70g;
  • 6 a 12 meses: entre 70g a 80g.

Adultos

  • Gatos de 3kg a 4kg: entre 40g a 55g;
  • Gatos de 5kg a 6kg: entre 60g a 75g.

Idosos

Os gatinhos idosos são aqueles com 7 anos ou mais.

  • Gatos de 3kg a 4kg: entre 45g a 60g;
  • Gatos de 5kg a 6kg: entre 60g a 75g.

Lembre-se de que todas as indicações acima são genéricas e servem como base para você, que procura entender mais sobre a alimentação do seu felino. Além disso, não se esqueça de seguir as recomendações que estão no rótulo da ração.

Como cada produto tem um diferente valor nutricional, a porção pode variar, também, de acordo com a marca selecionada.

Em casos especiais

Todas as informações que passamos, foram baseadas em gatinhos com condições normais de saúde. Porém, há alguns casos especiais. Os pets com devidas condições necessitam de um cuidado delicado no momento de montar a refeição.

Abaixo, listamos alguns fatores que podem influenciar na quantidade de ração para gato:

  • Gravidez: tanto para gestante quanto para lactante;
  • Estágio de vida: filhote, adulto ou idoso;
  • Condições de saúde: se o pet está doente ou saudável;
  • Condição corporal: se o pet está abaixo ou acima do peso.

Então, se você acha que seu gatinho está em um desses casos especiais, procure a ajuda de um veterinário de confiança. Assim, ele poderá receitar a quantidade ideal para o animal.

quantidade-ideal-de-ração-para-gato

Petiscos

Quem é pai ou mãe de gato, sabe que eles adoram um petisco. Mas, você sabe se eles podem ser oferecidos com frequência? Se o pet está em boas condições de saúde, não existe problemas em oferecer petiscos diariamente.

Eles são elaborados por especialistas e contêm seus valores nutricionais totalmente adequados para a dieta dos gatos. Porém, quando falamos sobre a quantidade, tudo depende do peso e do tamanho do seu amiguinho.

O mais importante é conhecer bem a personalidade do bigodudo e desenvolver uma rotina saudável. Uma boa dica, é dividir o petisco em pequenos pedaços, e ir distribuindo ao longo do seu dia.

As melhores rações para gatos

Lembre-se que, as melhores rações, são as que possuem mais nutrientes. E, procure sempre comprar em uma loja de confiança, que pode te oferecer os melhores produtos, com facilidade no pagamento e entrega para todo o Brasil, assim como a Petzera.

A Petzera é um petshop online onde você encontra produtos de qualidade e os melhores preços, para atender as suas necessidades e de seu pet. Você recebe todos os seus pedidos com agilidade e sem deixar o conforto da sua casa.

O texto de hoje se encerra aqui. Esperamos que tenha curtido o conteúdo e tenha sido útil para você. Compartilhe com seus amigos que são pais de gatos e, além disso, não deixe de acompanhar o nosso blog.

Estamos sempre atualizando-o com novos conteúdos superinteressantes para te manter informado sobre o mundo pet. Obrigado pela leitura e até mais!